Sessão 2 - 1. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: problemáticas e conceitos implicados

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Na semana de 13 a 19 de Abril a temática da sessão "O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: problemáticas e conceitos implicados" tinha como objectivos:

  • Perceber a estrutura e os conceitos implicados na construção do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares.
  • Entender os factores críticos de sucesso inerentes à sua aplicação


Partindo do texto síntese disponibilizado para a sessão e da bibliografia recomendada, reflectiu-se sobre conceitos fundamentais que se encontram subjacentes ao próprio modelo, mas também sobre os objectivos e processo implicados na sua implementação.


Neste âmbito, foi-nos proposto que planificássemos um Workshop formativo de apresentação do Modelo de Auto-Avaliação, dirigido aos coordenadores/ bibliotecas escolares que acompanhamos e que abordasse os seguintes aspectos:

  • Pertinência da existência de um Modelo de Avaliação para as bibliotecas escolares.
    O Modelo enquanto instrumento pedagógico e de melhoria de melhoria. Conceitos implicados.
    Organização estrutural e funcional.
    Integração/ Aplicação à realidade da escola/ biblioteca escolar. Oportunidades e constrangimentos.
    Gestão participada das mudanças que a sua aplicação impõe. Níveis de participação da escola.

Apresentámos uma possível proposta de planificação que designámos como: Modelo de Auto-Avaliação da BE, na Escola e com a Escola, e criámos alguns instrumentos a utilizar durante a sessão.

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