Na semana de 1 a 11 de Abril iniciou-se verdadeiramente a reflexão, procurando concretizar os seguintes objectivos:
- Definir e entender o conceito de biblioteca escolar no contexto da mudança.
- Perspectivar práticas adequadas a estes novos contextos.
- Entender o valor e o papel da avaliação na gestão da mudança.
Disponibilizados na plataforma um texto orientador e o guia da unidade explicitando os objectivos e bibliografia orientadora, é-nos solicitado que perspectivemos a situação actual das bibliotecas escolares portuguesas, identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças e desafios principais no contexto da mudança, pois novas práticas e novos paradigmas se impõem.
Embora um pouco atrasada na consecução, mas tendo por base a minha experiência como coordenadora interconcelhia, procedi à elaboração de uma Tabela Matriz (estrutura fornecida pelas formadoras), tendo em conta o conhecimento na área (relativamente ao domínio proposto e os aspectos críticos identificados na literatura) e a análise globalizante sobre as bibliotecas da minha zona de intervenção, nomeadamente: pontos fortes, fraquezas, oportunidades, ameaças e desafios/acções a implementar.
Como poderá consultar, esta análise era complementada com uma síntese global sobre a gestão da mudança, os factores de sucesso e os obstáculos a vencer e ainda a identificação do que considerámos serem acções prioritárias a desenvolver, num quadro de acção/ estratégica.
Tabela Matriz Avaliacao Curso
HD_Tabela-matriz_-Avaliacao_curso
0 comentários:
Enviar um comentário